-
Arquitetos: Atelier(s) Alfonso Femia
- Área: 26492 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Luc Boegly, Ernesta Caviola, Brivio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se baseia em dois princípios: estruturar a relação entre sólidos e vazios e a caracterização das fachadas principais (leste e oeste).
O SÓLIDO e os VAZIOS: os edifícios criam e desenham as bordas da área em relação ao contexto imediato e definem o verde vazio central. O parque urbano é organizado em três áreas temáticas, um parque arborizado, um parque infantil e um parque aquático. As três áreas são caracterizadas por diferentes essências e tratamento de verdes gramados e árvores.
Os caminhos das calçadas serão o mais perimetral possível para dar a máxima continuidade para o parque público e o espaço de pedestres.
CARACTERIZAÇÃO DAS FACHADAS PRINCIPAIS: o trabalho nas linhas de frente consiste em construir uma forma precisa de se relacionar com o contexto imediato e dar uma identidade específica para o perímetro da intervenção. A forte caracterização das fachadas contribui para a construção de uma paisagem habitada e proporciona diferentes oportunidades de relacionamento entre as áreas interna e externa das habitações.
A fachada oeste é apresentada como fechada e monolítica, atravessável por pontos e caracterizada por uma varredura horizontal concebida como uma reinterpretação do tema da tela urbana (base, véu, coroa). A fachada respeita o nível da rua, oferece a privacidade necessária para as residências no andar térreo.
No interior, em direção ao parque, é mais evidente a varredura vertical e repartição de fachadas e volumes que retornam para um tamanho de habitação doméstico e íntimo. No terreno, a relação com o parque é mediada através de jardins privados para acomodações do térreo.